quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A Aprendizagem online


A expansão e sucesso da nossa era tecnológica, que progressivamente se tem vindo a estender em vários domínios, não esquecendo o campo da educação.
No meu ponto de vista a internet e a educação caminham em harmonia hoje em dia.
Temos que saber usar esta ferramenta como nossa aliada e não como inimiga, pois na luta contra a internet creio que só perderemos.
A aprendizagem online caracteriza-se por um conjunto de alunos que integram um ambiente virtual online onde partilham ideias, não desafiando o conhecimento dos outros mas para a construção do mesmo, criando-se um espírito de equipa, uma identidade pessoal, partilham-se valores etc. A interactividade é importante, porque ao comunicar-se estão a ajudar-se mutuamente para um bom aproveitamento pedagógico. Esta aprendizagem é uma actividade social e colaborativa na qual a tecnologia é um recurso fulcral dos estudos e ligação entre todos. Esta aprendizagem online está relacionada com a internet, destacando os “chats”, os fóruns, os e-mails, as conferências em rede. Nesta aprendizagem o ambiente é virtual, ou seja, de natureza assíncrona da Web permitindo e motivando os alunos a criarem ligações de natureza social, emocional, intelectual, académicas e pessoais entre todos. É nesta interacção social e pessoal que reside a aprendizagem online do novo quadro educativo do ensino à distância. Neste tipo de ensino o papel do professor é de um moderador. A única mudança está na dimensão espacial e/ou temporal, porque de resto a interacção com os alunos está muito mais desenvolvida do que no ensino presencial tradicional. Aqui o professor tem um papel primordial, é ele que facilita, argumenta, investiga e incita ao diálogo para que o aluno consiga atingir os seus objectivos, explorando assim todas as dimensões sociais, pessoais e intelectuais dos alunos. O professor transmite um apoio fornecendo um feedback permanente. O professor é um mediador que por sua vez mede a aprendizagem social e cognitiva.

Sem comentários: